você conhece a técnica ASMR?

by - janeiro 08, 2018

Você já ouviu falar sobre ASMR? A tradução da sigla é Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano e é um neologismo que se refere a um fenômeno biológico que traz uma sensação de formigamento na cabeça. Um relaxamento realizado por sons diversos como objetos, alguém falando com voz suave, som de chuva e outros pequenos sons. 

O surgimento apareceu por volta de 2010 com pequenas comunidades onlines como Blogs e Youtube através de vídeos mostrando a técnica. Há pessoas que não conseguem sentir esse formigamento e ainda não se sabe o motivo já que é uma técnica nova e pouco desenvolvida. Mas, isso não quer dizer que há algo de errado com você. Você só não gosta de pequenos sons como pessoas que possuam misofonia. 

Há seis tipos de ASMR que diversificam os sons que podem ser feitos com a voz, boca, toque, mãos e outros. 

  • Soft Spoke (fala suave) - Estímulos feitos através de uma fala suave 
  • Whispering (sussurros) - Sussurros suaves
  • Tapping (toque) - Toques suaves, agressivos e/ou rápidos usado com unhas e dedos, por exemplo.
  • No talking (sem fala) - som de respiração
  • Mouth Sounds (sons com a boca) - sons com a boca
  • Eating Sounds (sons de mastigação) - sons de mastigação 

Para os intimidados há vídeos que são feitos especialmente para serem ouvidos em fones de ouvido fazendo com que a pessoa fique focada no som, a técnica é chamada de Gravação Binaural. E há aqueles que são chamados Roleplays que são vídeos feitos em médicos, alguém penteando o cabelo da pessoa e outros.
Para conferir mais sobre aqui tem um vídeo para entender melhor na prática a técnica do soninho. 





You May Also Like

56 comentários

  1. Que legal. Não conhecia a técnica.

    ResponderExcluir
  2. Já conhecia essa técnica mas confesso que esses sons não me ajudam a dormir e me deixam um pouco desconfortável.

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia técnicas assim, adorei o post.

    ResponderExcluir
  4. Caramba que legal! Ainda não tinha ouvido falar dessa técnica de relaxamento.
    Muito bacana!

    ResponderExcluir
  5. Nunca ouvi falar de Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano. Essa terapia é só para relaxar? Fiquei curiosa.
    Bjnhs

    ResponderExcluir
  6. não conhecia não, adorei o post e seu blog tb

    ResponderExcluir
  7. Que interessante. Não conhecia a técnica. Adorei o post.

    ResponderExcluir
  8. Quero usar essa técnica para relaxar antes de fazer provas, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deuuus descobri que sou apaixonada por isso <3

    ResponderExcluir
  10. Ainda não conhecia essa técnica asmr achei ela bastante interessante relaxar faz muito bem a pessoa, bjs.

    ResponderExcluir
  11. Que interessante!Eu não conhecia e nunca senti isso...se sentisse ia achar que estava passando mal rs bom saber!Bjs Verônica Alves

    ResponderExcluir
  12. Simplesmente sou viciada! A técnica que mais me ajudou na luta contra a insônia.

    Super beijos,
    Neila Bahia - Blog Insanos Dezembros ♥

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia...achei super curioso e informativo
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
  14. Nao conhecia essa técnica mas quando ouço Soft Spoke (fala suave), em vídeos principalmente me provoca sono! Então realmente funciona né?

    ResponderExcluir
  15. Oii, eu não conhecia por esse nome. Eu faço a utilização dos sons binaurais para o estudo somente, mas achei um máximo saber que tem para o sono também! Me deu até vontade de fazer já hehehe
    beijoss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que maneiro esse estudo Gabriela! É uma técnica ótima!

      Excluir
  16. Conheço a técnica e ela ajuda muito em relaxamento mas dependendo do tipo também causa desconforto, acho que é o primeiro blog que vejo falar sobre, amei ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim! Tem que ver qual é o seu ponto de relaxamento, nem todos os tipos funcionam. Obrigada!

      Excluir
  17. Nossa, nunca tinha ouvido falar nada do tipo! Que trem doido!
    Me deu um pouco de agonia, assistindo ou melhor ouvido o vídeo, eu estava com os fones! Mas eu ia adorar ter esse microfone e fazer uns sons de terror e suspense! Hahaha!

    Sucesso com o blog, beijos!
    www.deixameser.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "que trem doido" ahahah que sotaque lindo! Sons de terror não dão nenhum conforto hahaah

      Obrigada!

      Excluir
  18. Nunca tinha ouvido nada a respeito, mas achei interessante essa técnica. Interessante como algumas ações básicas podem mudar o comportamento dos sentidos. Adorei

    ResponderExcluir
  19. Não conhecia e acho que estou precisando, pois de uns dias para cá nem eu me aguento (risos)
    Gostei de saber e gostei do vídeo também

    Bjs (•_•)

    ResponderExcluir
  20. Cê acredita que eu não sabia de nada disso?? Uau, achei muito diferente e incrível. Vou tentar usar essas técnicas, vou ver seu vídeo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma técnica nova mas no youtube isso é uma febre! Teste

      Excluir
  21. HEHEHE pensa numa guria viciada em ASMR! Eu só durmo com a Momo fazendo os tuc tuc maravilhosos que ela faz ♥ se acredita que eu descobri a técnica por causa de uma reportagem sobre a Maria (youtuber russa que faz ASMR)? Aí, fiquei viciada e encontrei a Carol, a Momo e mais trocentos outros que eu adoro! Mouth Sounds, tapping e inaudível são os meus favoritos ♥

    ResponderExcluir
  22. Vixe, comigo fez o efeito contrário..rs

    ResponderExcluir
  23. Mulher, que doideira haha, eu nao conhecia nao !!
    mas me apaixonei, e ja quero mostrar pro meu esposo rs!
    beijos
    Taty

    ResponderExcluir
  24. Essa tecnica é novidade para mim.. Nao conhecia nao..
    Mas ja gostei de saber

    ResponderExcluir
  25. Nunca ouvi falar.
    Mas engraçado que já comprei vários CDs com estímulos parecidos com o do vídeo sem saber que era, ou talvez não era exatamente essa técnica, mas era bem parecido.
    Funcionava como relaxamento também...
    Gostei.

    ResponderExcluir
  26. Conheci há pouco a técnica, tenho muita curiosidade.
    Com seu post lembrei que queria tentar experimentar comigo, pois ainda não ouvi com fones. Rs
    Vou testar. Adorei o post, Beijos ❤

    ResponderExcluir
  27. Não conhecia essa tecnica e fiquei só de ler fascinada com que ela pode nos proporcionar, pelo que entendi deixa um pouco a gente mais calma neh? Entre outros benefícos

    ResponderExcluir
  28. Conheci essa técnica porque comentaram em um vídeo no meu canal dizendo que eu tinha uma voz boa para esse técnica, mas não fazia ideia do que seria asmr, então fui pesquisar o que era e achei super interessante.

    ResponderExcluir
  29. Que bacana eu não conhecia nunca tinha ouvido falar este post veio na hora certa tenho tido muita insônia e vou tentar esta técnica

    ResponderExcluir
  30. Achei essa técnica super interessante mas ela é novidade para mim!

    ResponderExcluir
  31. Já conhecia, e já ouvi no YouTube, achei super relaxante,dormi rapidinho hahahaha

    ResponderExcluir
  32. Minha cunhada assistiu alguns vídeos e não sentiu nada. Eu já sou bem relaxada kkkk

    ResponderExcluir