Visita ao Templo Zu Lai

by - janeiro 30, 2018


Olá! Hoje trouxe uma dica bacana de viagem que me surpreendeu muito quando tive a oportunidade de visitar e vale muito a pena passar um dia de paz na cidade que não para e conhecer uma cultura diferente da nossa. 

O Templo fica localizado em Cotia região metropolitana de São Paulo em torno de 30km e leva 1 hora de viagem. Inaugurado em 2003 pelo Venerável Mestre Hsing Yün e é considerado o maior santuário budista da América Latina. O Templo possui tradições como práticas e cerimônias de Escolas de pensamento budista Chan e Terra Pura e 4 pilares: cultural, educacional, ações sociais e práticas religiosas. 

Com uma arquitetura oriental fantástica inspirada aos templos de Tibete, China construída pelos próprios chineses, japoneses, taiwaneses e brasileiros. Assim que você entra possui uma placa gigante com palavras em chinês que é de admirar e estátuas de monges espalhadas por todo o templo a qual cada um possui um significado e um lindo jardim ao lado com cerejeiras e espaço para relaxar. 

Quando cheguei ao pátio principal estava acontecendo uma prática de Tai Chi que é a própria meditação repleto de visitantes e um instrutor ensinando os movimentos do ritual. Uma cena linda, sério! Confesso que me senti no filme Karatê Kid. Não me recordo quantos minutos durou mas assim que acabou começou uma cerimônia que não participei pelo fato de não ser da religião. 
O passeio é para toda a família não só para os religiosos com diversas programações como prática da meditação, estudo do budismo, aula de chinês, Tai Chi Chuan, cursos de filosofia budista, grupo de estudos e projetos culturais como círculo de leitura. Possui cafeteria, lojinha, refeitório, playground e Museu de Arte Brasileira (aberto aos domingos). 

O que mais me interessei foi a paz impregnada no local já que meu dia a dia é corrido e assim pude relaxar e conhecer uma cultura totalmente diferente da minha. A meditação feita logo na chegada, todos sincronizados e com aquela música relaxante foi algo inexplicável. Sair um pouco da sua realidade e mergulhar em uma purificação mental não tem preço. O Templo é um pouco rígido em relação ao uso inadequado de roupas, silêncio no interior, não ter contato íntimo como andar de mãos dadas e beijos e, não fumar em nenhuma parte. Câmeras simples ou profissionais somente no exterior. Infelizmente não vi biscoitinhos da sorte mas tinha um ritual que você usava uma vareta de encenso para os seus ancestrais e após a prática tinha uma árvore cheia de coisas positivas que você podia escrever. E, também serviam chá verde à vontade. Vale muito a pena! Eu amei e estou louca para visitar novamente. 

Aberto à visitação:
Terça-feira à Sexta-feira das 12h às 17h
Sábados, Domingos e Feriados das 9h30 às 17h
Fechado nas segundas-feiras. 

Entrada e estacionamento gratuito. 

Aos domingos possui uma programação especial: 
9h30 Prática de Tai Chi (meditação)
10h   Cerimônia
14h   Palestra
15h   Meditação orientada

Como chegar ao Templo:

Transporte público
Na estação Butantã do metrô (linha amarela) possui um ponto de ônibus que fica na Praça Waldemar Ortiz. Utilize qualquer um que tem o destino para Cotia e desça no quilômetro 29 da Rodovia Raposo Tavares. Caminhe poucos metros até chegar à entrada da Estrada Fernando Nobre. Caminhe cerca de 1km e a esquerda estará seu destino. 

Ônibus fretado (somente aos domingos)
O visitante contribui pagando $15 reais por pessoa (ida e volta) da Liberdade ao Templo. A saída dele é 8h30 na R. Dr. Rodrigo Silva, ao lado da loja Ikesaki próximo a Estação Liberdade do Metrô. E o retorno às 16h.
Não precisa agendar. 

Mais informações vocês podem conferir no site: http://www.templozulai.org.br/





You May Also Like

3 comentários

  1. Que blog mais amorzinho e que fotografias lindas! Eu fiquei com ainda mais vontade de visitar o Templo Zu Lai! Sempre quis ir lá ♥

    andgarotainvisivel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelos elogios! Eu mega recomendo! É lindo lá

      Excluir
  2. Nossa que máximo! Super quero aprender a meditar, preciso muito e faz bem pra todo mundo, não necessariamente para budistas né? Sou cristã mas tenho muita vontade de conhecer esse templo!

    belezaparatodass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir